
Neste tempo Pascal, vivendo a espiritualidade do ressuscitado a Igreja reza no lugar do ‘Angelus’ a antífona ‘Regina caeli”, ou seja Rainha do Céu, é uma saudação à virgem Maria, e esta saudação associa o mistério da encarnação do Senhor com o evento pascal.
Este costume ou tradição na Igreja foi estabelecido pelo Papa Bento XIV em 1742, substituindo durante o tempo pascal, da celebração da ressurreição até o dia de Pentecostes, a oração do Ângelus cuja meditação central é o mistério da Encarnação.
Não se conhece ao certo o autor desta composição litúrgica, sabe- se no entanto que remonta ao século XII e era repetido pelos Frades Menores Franciscanos depois da oração das completas , (liturgia das horas) na primeira metade do século seguinte popularizando-a e difundindo-a por todo mundo cristão.
Assim como o Ângelus, o Regina Caeli é rezado três vezes ao dia: ao amanhecer, ao meio dia e ao entardecer como uma forma de consagrar o dia a Deus e à proteção da Virgem Maria
Na programação da Rádio Amar e Servir você pode rezar junto com Marcela Buback, todos os dias às 12hrs esta linda oração feita por toda a Igreja, saudando a Virgem Maria, Mãe do Ressuscitado.
Oração
V/. Rainha do Céu, alegrai-Vos,
R/. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
V/. Ressuscitou como disse, aleluia.
R/. Rogai a Deus por nós, aleluia.
V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei- -nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
