Romaria e Seminário Vocacional em Aparecida marcam lançamento do 5º Congresso Vocacional do Brasil
Encontro destacou a comunhão entre diferentes vocações e marcou o lançamento oficial do 5º Congresso Vocacional do Brasil, em 2026.
Por Ronnaldh Oliveira
Publicado em 25/08/2025 22:56
Igreja
Religiosos celebram o anúncio do 5º Congresso vocacional do Brasil/ foto: Ronnaldh Oliveira

No último final de semana, dias 23 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida se tornou o coração da animação vocacional no Brasil. Centenas de animadores e animadoras, religiosos e religiosas, diáconos, padres, bispos e leigos se reuniram para a Romaria Vocacional e o III Seminário Vocacional, que tiveram como tema “Peregrinos, porque chamados”.

Foram dois dias intensos de oração, formação e missão, marcados pela riqueza da pluralidade de vocações reunidas. A irmã Maristela Ganassini, das Filhas do Sagrado Coração de Jesus e assessora da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, destacou a importância de favorecer aos jovens a experiência de contato com as diversas vocações, oportunizando discernimento e diálogo com a contemporaneidade, inclusive no campo digital e no impacto das novas tecnologias na evangelização.

Irmã maristela Ganassini, FSCJ, é assessora da Comissão Episcopál para os Ministros Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil/ Foto: Danilo Rocha

O encontro também foi espaço de comunhão e esperança. Para o jesuíta irmão Douglas Turri, secretário-executivo para as vocações da Companhia de Jesus, participar foi experimentar a beleza da diversidade em torno de um mesmo propósito: fortalecer a cultura vocacional da Igreja. “Vocação não é sobre números, mas sobre pessoas. É resposta ao amor de Deus que nos chama a servir”, afirmou.

O ponto alto da Romaria foi o lançamento do 5º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 4 a 6 de setembro de 2026, em Aparecida. Com o tema “Comunidades Vocacionais: Encontro, Testemunho e Missão” e o lema bíblico “Perseverantes e bem unidos, partiam o pão pelas casas” (At 2,46), o congresso pretende reforçar a centralidade das pequenas comunidades — família, paróquia e diocese — como espaços fecundos de diálogo, partilha e fortalecimento da cultura vocacional.

 A Romaria e o Seminário foram concluídos com a convicção de que a Igreja no Brasil é chamada a ser sempre peregrina de esperança, capaz de atravessar fronteiras, inclusive digitais, para acompanhar cada vocacionado em seu caminho.

Comentários