O coração da juventude católica do Brasil vai bater forte em Aparecida (SP), entre os dias 3 e 6 de setembro de 2025. O Santuário Nacional será o ponto de encontro do Jubileu dos Jovens, evento promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB como parte das celebrações do Ano Santo, com o tema “Peregrinos da Esperança”.
A iniciativa quer reunir jovens de todas as regiões do país num caminho de fé, escuta, comunhão e formação. A programação inclui três grandes momentos: o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos, Assessores e Líderes Jovens, o 3º Seminário de Jovens Comunicadores e a Romaria Nacional da Juventude, considerada a maior expressão da unidade das juventudes católicas no país.
Um ponto de convergência para o Brasil
Para o padre Antônio Gomes, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, o Jubileu dos Jovens é mais do que um grande evento: “Ele é um ponto de convergência para as juventudes do Brasil. Um tempo de graça para vivermos essa dinâmica como jovens peregrinos da esperança”.
Segundo o padre, o encontro em Aparecida é também uma oportunidade para aqueles que não poderão participar do Jubileu dos Jovens em Roma. “É uma proposta em comunhão com a Igreja universal. Não estamos sozinhos: caminhamos com toda a Igreja convocada pelo Papa Francisco”, afirmou.

Padre Antônio Gomes, SDB é atualmente o assessor para a Pastoral Juvenil da CNBB/ Foto: Arquivo CNBB
Caminho sinodal, diversidade e protagonismo
O Jubileu se insere no contexto do caminho sinodal, processo vivenciado pela Igreja em todo o mundo. Padre Antônio reforça que o evento foi pensado para acolher a diversidade da juventude brasileira — com suas expressões culturais, sociais e eclesiais — e ajudá-la a se reconhecer como parte do povo de Deus em marcha.
Comunicação e missão digital
Um dos destaques da programação é o Seminário RISE UP, voltado para jovens comunicadores. O evento abordará temas como produção de conteúdo, evangelização nas redes, inteligência artificial e missão digital, buscando formar agentes de comunicação conectados com a ética e os valores do Evangelho.
Romaria e espiritualidade coletiva
O ponto alto do Jubileu será no sábado, 6 de setembro, com a Romaria Nacional da Juventude. A expectativa é reunir milhares de jovens em um dia intenso de celebração, catequeses, oração e cultura.
“A peregrinação já é, em si, um caminho de fé. Ir à casa da Mãe com o coração aberto pode marcar profundamente a vida espiritual de um jovem, especialmente daqueles que nunca participaram antes”, afirmou padre Antônio.
A data será ainda mais significativa por acontecer na véspera da canonização de dois jovens modelos: Carlos Acutis e Pier Giorgio Frassati, exemplos de santidade jovem para o mundo inteiro.
Convite aberto: “Venham participar conosco”
Ao final da entrevista à Rádio Amar e Servir, padre Antônio deixou um apelo direto aos jovens e às lideranças das comunidades:
“Venham participar conosco deste momento. Será uma alegria nos encontrarmos e fazermos esse caminho como jovens peregrinos da esperança”.
As inscrições já estão abertas no site e você pode fazer aqui e as dioceses são incentivadas a organizar caravanas.