“Estarmos presentes aqui expressa o nosso compromisso com uma VRC encarnada, profética, missionária e sinodal”, afirma Pe. Jerfferson Amorim, SJ
Com quatro jesuítas participantes, Companhia de Jesus reforça apoio à CRB e ao testemunho da vida religiosa consagrada no Brasil
Por Redação Rádio Amar e Servir
Publicado em 12/07/2025 19:30
Jesuítas
Na imagem, Irmão Jorge de Paula, SJ, irmão Ubiratan Costa, SJ, Padre Miguel Fernandes, SJ. e padre Jerfferson Amorim, SJ/ Foto: arquivo pessoal

A 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), realizada entre os dias 8 e 11 de julho, em Brasília (DF), marcou um novo capítulo na caminhada da Vida Religiosa Consagrada no país. Com o lema “Sentinelas de esperança em tempos de travessia”, o encontro reuniu centenas de religiosos e religiosas de diferentes congregações e regiões do Brasil, em dias intensos de escuta, discernimento e decisões em espírito de sinodalidade.

Entre os participantes, a presença da Companhia de Jesus foi significativa. Quatro jesuítas estiveram envolvidos diretamente na assembleia: o Ir. Jorge de Paula, SJ, assessor da CRB e integrante da coordenação da Regional São Paulo;  Ir. Ubiratan Costa, SJ, membro das equipes de serviço da Assembleia e membro do Serviço de Animação Vocacacional da Conferência;  Pe. Miguel Fernandes, SJ, delegado eleito pela Regional de Brasília; e Pe. Jerfferson Amorim, SJ, delegado do Provincial dos Jesuítas do Brasil.

Em entrevista, Pe. Jerfferson destacou a importância da Assembleia para o momento atual da Igreja no Brasil:

“A Assembleia marcou um tempo importante na caminhada da vida religiosa consagrada do Brasil”, afirmou. “Ela nos brindou com enfoques diversos — social, teológico, sinodal e bíblico — que reafirmam nossa missão de ser presença viva, profética e de esperança.”

A assembleia também contou com a participação da irmã Simona Brambilla, prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, cuja presença reforçou o vínculo da CRB com a Igreja universal. Segundo Pe. Jerfferson, a fala da religiosa foi um dos momentos marcantes:

“Ela apresentou uma reflexão muito bonita sobre o papel da vida religiosa consagrada como sentinela de esperança em tempos de travessia.”

Ao comentar a atuação dos jesuítas na assembleia e no cotidiano da CRB, Pe. Jerfferson enfatizou o compromisso da Companhia de Jesus com a vida religiosa no Brasil:

“A nossa presença reafirma o compromisso dos jesuítas com a caminhada da vida religiosa consagrada. Temos companheiros espalhados pelo país, atuando em grupos, assessorias, coordenações regionais e em diversas atividades da CRB.”

A nova presidência da CRB, eleita para o triênio 2025–2028, será liderada pela Ir. Maria do Disterro Rocha Santos, das Irmãs Cordimarianas. Sua posse foi celebrada em clima de comunhão e esperança, com o envio da Mensagem Final da Assembleia à Vida Religiosa Consagrada, reafirmando a missão de animar, articular e representar o testemunho profético das consagradas e consagrados no Brasil.

Para a Companhia de Jesus, o caminho segue junto.

“Estarmos presentes aqui expressa o nosso compromisso com uma vida religiosa consagrada, encarnada, profética, missionária e sinodal”, concluiu o Pe. Jerfferson, em sintonia com o espírito da Assembleia e o horizonte da Igreja no Brasil.

Comentários