Papa: descobrir a presença de Deus em toda a criação
Na intenção de oração para o mês de setembro, Leão XIV reza pela relação do ser humano com a criação, para que as pessoas saibam respeitá-la e protegê-la
Por Redação Rádio Amar e Servir
Publicado em 02/09/2025 14:32 • Atualizado 02/09/2025 14:33
Papa
foto: reprodução youtube

O Vídeo do Papa com a intenção de oração do Pontífice para o mês de setembro foi divulgado nesta terça-feira, 2. Leão XIV convida os fiéis a rezarem pela relação com toda a criação. “Rezemos para que, inspirados em São Francisco, experimentemos a nossa interdependência com todas as criaturas, amadas por Deus e dignas de amor e respeito.”

A oração deste mês tem como contexto um duplo aniversário: os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e os 10 anos da Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco. Além disso, é divulgado durante o Tempo da Criação, período ecumênico de 1º de setembro a 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, em prol do cuidado da terra.

A interpretação franciscana da intenção de oração do Papa é narrada através de algumas imagens do documentário São Francisco de Assis – Sinal de Contradição, cedidas à Rede Mundial de Oração do Papa pela produtora norte-americana 10th Hour Production. Já o aniversário da Laudato si’ está presente através da missa celebrada em 9 de julho por Leão XIV no Borgo Laudato si’ em Castel Gandolfo. Uma celebração que seguiu o formulário da Missa pro custodia creationis (Missa pelo cuidado da criação), acrescentada pelo Pontífice ao Missal Romano precisamente por ocasião do aniversário de 10 anos da Encíclica do Papa Francisco.

O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Cristóbal Fones, sublinha que a intenção deste mês recorda a interligação deste mundo. “Este mês, o Papa nos convida a refletir sobre como as nossas ações afetam a natureza, obra de Deus, e a procurar modos de vida que promovam a restauração do equilíbrio natural e a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente.”.

A oração do Papa pela criação

O vídeo traz uma oração inédita do Pontífice, que pede a Deus que saibamos reconhecer a presença de Deus na criação. Uma continuidade do magistério do Papa Leão XIV ao de Francisco, autor da encíclica Laudato si’ (2015), especialmente evidenciada na referência a São Francisco.

Confira o texto da oração feita pelo Papa no vídeo:

Senhor, Tu amas tudo o que criaste,
e nada existe fora do mistério da tua ternura.
Cada criatura, por mais pequena que seja,
é fruto do teu amor e tem um lugar neste mundo.

Mesmo a vida mais simples ou mais breve é envolvida pelo teu cuidado.
Como São Francisco de Assis, hoje também queremos dizer:
“Louvado sejas, meu Senhor!”.

Através da beleza da criação,
Tu revelas-te como fonte de bondade. Nós te pedimos:
abre os nossos olhos para te reconhecer,
aprendendo com o mistério da tua proximidade a toda a criação
que o mundo é infinitamente mais do que um problema a resolver.
É um mistério a ser contemplado com gratidão e esperança.

Ajuda-nos a descobrir a tua presença em toda a criação,
para que, reconhecendo-a plenamente,
nos sintamos e saibamos responsáveis por esta casa comum
na qual nos convidas a cuidar, respeitar e proteger
a vida em todas as suas formas e possibilidades.

 

Comentários