De 3 a 6 de setembro de 2025, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu milhares de jovens de todas as regiões do Brasil para o Jubileu dos Jovens, com o tema “Peregrinos de Esperança”. O encontro integrou o Ano Santo Jubilar da Igreja, reunindo momentos de espiritualidade, formação, comunicação e compromisso social.
Além da Rádio Amar e Servir que contou com uma programação especial durante o evento, a Rede Inaciana de Juventude (MAGIS Brasil) esteve presente com uma delegação composta por Pe. Edson Tomé, SJ (Centro MAGIS Anchietanum), Ir. Ubiratan Costa, SJ (Centro MAGIS Burnier), Pe. Jobson Ramos, SJ (Centro Inaciano de Juventude) e dois colaboradores.
Formação e missão: juventudes em movimento
O evento teve início na quarta-feira (03) com o debate sobre a atualização do Documento 85 – Evangelização da Juventude, utilizando o método Ver, Julgar e Agir. Jovens e assessores refletiram sobre os desafios atuais e traçaram estratégias para a missão evangelizadora da Igreja no Brasil.
No dia seguinte (04), foi apresentado o Projeto Cuidar da Vida, promovido pela CNBB, que visa prevenir o suicídio entre adolescentes e jovens, capacitando lideranças para acolhimento e criação de redes de apoio. A programação também trouxe reflexões sobre o Jubileu da Esperança e a participação das juventudes na COP30, incentivando o engajamento em temas socioambientais.
Na sexta-feira (05), o RDJ2025 se integrou ao RISE UP – 3º Seminário de Jovens Comunicadores, com oficinas sobre evangelização digital, ética na comunicação e produção de conteúdo, fortalecendo a missão pastoral nas redes sociais.
Rádio Amar e Servir: presença e cobertura ao vivo
Durante toda a programação, a Rádio Amar e Servir realizou uma cobertura especial ao vivo, diretamente de um estúdio montado no Santuário Nacional. Entrevistas com jovens, padres e religiosos deram voz aos diversos participantes do Jubileu.
Os diretores dos centros MAGIS, Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, Ir. Ubiratan Costa e Pe. Jobson Ramos, participaram ativamente das transmissões.
Além disso, o diretor executivo da Rádio Amar e Servir, Ronnaldh Oliveira, subiu ao palco durante o encontro de coordenadores e comunicadores, oferecendo uma explanação sobre cultura digital. Junto ao jovem Raylson Araújo, ambos responderam dúvidas sobre a articulação da pastoral digital no país.
No sábado (06), durante a Romaria Nacional da Juventude, a rádio promoveu uma programação ao vivo, incluindo entrevistas no estúdio e reportagens externas. Pe. Edson Tomé, SJ como correspondente, conversou diretamente com jovens, padres e religiosos que participavam da peregrinação.