Tem início nesta quarta-feira, 7 de janeiro, o primeiro consistório extraordinário do pontificado do papa Leão XIV. O encontro se estenderá por dois dias e reunirá os membros do Colégio Cardinalício em um clima de oração, comunhão e reflexão, com o objetivo de oferecer apoio e conselho ao Santo Padre no governo da Igreja universal.
Segundo a Santa Sé, o consistório tem como finalidade “promover um discernimento comum”, fortalecendo a corresponsabilidade episcopal e a fraternidade entre os cardeais, em sintonia com o caminho sinodal vivido pela Igreja.
Temas centrais do discernimento
Entre os temas que nortearão os trabalhos estão a missão da Igreja no mundo atual, o papel da Cúria Romana e sua relação com as Igrejas particulares, a sinodalidade, a liturgia, bem como a reflexão a partir de documentos centrais do magistério recente, como a exortação apostólica Evangelii Gaudium e a constituição apostólica Praedicate Evangelium.
Os encontros acontecem na Sala do Sínodo, no Vaticano, e serão realizados a portas fechadas. Nesta quarta-feira, os trabalhos têm início às 16h, após a participação do Papa na Audiência Geral, realizada pela manhã na Sala Paulo VI.
Missa e continuidade dos trabalhos
Na quinta-feira, 8, Leão XIV concelebrará com os cardeais uma Santa Missa no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, gesto que expressa a comunhão e a unidade do episcopado em torno do Sucessor de Pedro.
Ainda no segundo dia, os trabalhos do consistório prosseguirão com uma sessão matinal, das 9h30 às 12h45, seguida de um encontro vespertino, das 15h15 às 19h, quando será concluído o primeiro consistório extraordinário do atual pontificado.
O encontro marca um passo significativo no início do governo pastoral de Leão XIV, reforçando o estilo de escuta, colegialidade e discernimento compartilhado que tem caracterizado suas primeiras semanas à frente da Igreja.
* Os horários mencionados referem-se à hora local de Roma.