Papa Leão XIV destaca Jesus como centro da nova relação entre Deus e o homem
Na audiência geral desta quarta-feira, o pontífice aprofundou a Constituição Dogmática Dei Verbum e refletiu sobre a transformação radical da relação entre Deus e o homem, em Jesus Cristo.
Por Jéssica Maia
Publicado em 14/01/2026 11:56 • Atualizado 14/01/2026 12:14
Papa
Foto: Vatican Media

Dando continuidade a série de catequeses sobre o Concílio Vaticano II, o Papa Leão XIV reuniu-se em Audiência Geral na Sala Paulo VI, nesta quarta- feira (14/01), para refletir sobre a Constituição Dogmática Dei Verbum que trata a respeito da divina Revelação.

O pontífice ressaltou a transformação acerca da compreensão da relação do homem com Deus a partir da Constituição. De acordo com ele, "Este é um ponto fundamental da fé cristã, que a Dei Verbum nos recorda: Jesus Cristo transforma radicalmente a relação do homem com Deus; a partir de agora, será uma relação de amizade. Por isso, a única condição da nova aliança é o amor".


Ao comentar o Evangelho de João, Leão XIV também relembrou Santo Agostinho a partir do lema: “Amicitia aut pares invenit, aut facit”, que significa: “a amizade surge entre iguais ou torna-nos iguais”, para explicar que mesmo não sendo iguais a Deus, o Senhor nos torna semelhantes a Ele por meio de Seu filho, Jesus Cristo. Com isso, a relação entre Deus e o homem se torna íntima com uma nova aliança marcada pelo amor e confiança.

Comentários

Mais notícias