A Pastoral da Juventude (PJ) do Brasil realizou, entre os dias 6 e 10 de janeiro, em Miracema do Tocantins, a sua 10ª Ampliada Nacional (ANPJ). O encontro marcou um tempo significativo de avaliação, discernimento e planejamento da caminhada pastoral, a partir do Plano Pastoral vigente, com duração de seis anos.
Organizada pela Coordenação Nacional da PJ, em comunhão com o Regional Norte 3, a Ampliada reúne jovens das coordenações regionais, assessorias juvenis e representantes de instituições parceiras. O objetivo é fortalecer a ação evangelizadora e missionária da Pastoral da Juventude no país, revisando suas formas de presença, organização e atuação junto às juventudes brasileiras.
“Ser PJ hoje: nosso ser e fazer”
Com o tema “Ser PJ hoje: nosso ser e fazer” e o lema inspirado em Dom Pedro Casaldáliga — “Na beira do rio, o verbo se fez ação” —, a Ampliada adota o método pastoral Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar. Ao longo de cinco dias, os participantes refletiram sobre os grupos de base, as realidades juvenis e os caminhos que vêm sendo tecidos pela PJ em todo o Brasil.
O encontro também é espaço para a construção coletiva de propostas de ações e atividades para os próximos anos, além da eleição do(a) jovem que assumirá o serviço da Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude.
A iluminação bíblica da Ampliada está em sintonia com o Ano da Esperança, a partir de Romanos 5,5: “A esperança não decepciona”, em consonância com o convite do Papa Papa Francisco e reafirmado pelo Papa Papa Leão XIV para que a Igreja seja peregrina da esperança.
Juventude, esperança e compromisso profético
A secretária nacional da PJ, Wanessa Freire, destacou a importância do encontro para a caminhada pastoral. “Que esta Ampliada Nacional seja um espaço de escuta do clamor da terra e da juventude, de renovação do nosso compromisso com os empobrecidos e de fortalecimento da nossa missão. Como juventude organizada, permanecemos à beira do rio da história, atentas aos sinais dos tempos, confiantes na possibilidade de novas margens”, afirmou.
Também presente na Ampliada, Dom Antônio Fontinele de Melo, membro da Comissão Episcopal para as Juventudes da CNBB, ressaltou a relevância da articulação da PJ no Brasil. “A Pastoral da Juventude é esperança para nossas juventudes, impulsionando o sonhar, o caminhar, o profetizar, o amar e o servir, ajudando a construir uma Igreja mais próxima do povo e uma sociedade justa e solidária”, disse.
À beira do rio, no coração do Brasil
A escolha de Miracema do Tocantins como sede da 10ª ANPJ possui forte valor simbólico. Às margens do Rio Tocantins, no coração do Brasil, a Diocese de Miracema acolhe os jovens, evidenciando a pluralidade das juventudes e a presença da Pastoral da Juventude na região Norte do país.
Esta é a segunda vez que o estado do Tocantins sedia uma Ampliada Nacional da PJ. Em janeiro de 2008, a então Arquidiocese de Palmas acolheu a 4ª edição do encontro.
O bispo diocesano de Miracema, Dom Philip Dickmans, manifestou alegria ao receber os jovens. “Eles são muito bem-vindos. Estar com a juventude é sempre uma grande alegria. Há força, identidade e esperança nesse encontro”, afirmou. Em sua mensagem final, Dom Philip destacou o chamado missionário da juventude: “Mesmo com a porta santa fechada, seguimos como peregrinos da esperança. Esse é também o convite e a missão da juventude”.
A 10ª Ampliada Nacional reafirma o compromisso histórico da Pastoral da Juventude com uma Igreja em saída, profética, enraizada na realidade e comprometida com a construção da Civilização do Amor.