Papa Leão XIV envia mensagem ao Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2026
Pontífice destaca a tradição da Campanha da Fraternidade e convida os fiéis a uma conversão que se traduza em caridade concreta diante da falta de moradia digna.
Por Redação Rádio Amar e Servir
Publicado em 18/02/2026 19:56
Papa
Foto: Vatican Media

O Papa Leão XIV enviou uma mensagem à Igreja no Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2026. O texto, datado de 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, foi divulgado no contexto do lançamento da campanha deste ano, que traz como tema a moradia digna.

Na mensagem, o Santo Padre recorda que há mais de sessenta anos a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade como expressão concreta da vivência quaresmal e do compromisso com os mais pobres. “Com o intuito de animar o povo fiel em cada itinerário quaresmal, há mais de sessenta anos que a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade”, escreveu.

Quaresma: tempo de conversão e caridade

O Papa inicia a mensagem lembrando que o tempo da Quaresma é um período privilegiado de oração, jejum e penitência, marcado por um chamado à conversão. Inspirando-se em Santo Agostinho, o Pontífice destaca que esse caminho espiritual deve ser acompanhado pela prática renovada da caridade, especialmente com os mais pobres, nos quais Cristo se faz presente.

Leão XIV recorda ainda a Exortação Apostólica Dilexi te, reafirmando que “existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres” e que é necessário empenhar-se na superação das causas estruturais da pobreza.

Moradia digna: sinal de dignidade humana

Ao comentar o tema da Campanha da Fraternidade 2026: “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós”  o Papa convida os fiéis a voltarem o olhar para aqueles que sofrem com a falta de habitação digna.

O Pontífice recorda o ensinamento de São João Paulo II, que chamou a atenção para os milhões de pessoas privadas de moradia adequada e destacou que esse problema revela diversas carências econômicas, sociais e humanas.

Segundo o Papa, a reflexão proposta pela Campanha deve ir além de ações pontuais e gerar uma atitude permanente de partilha. “A partilha dos dons que o Senhor generosamente nos concede não pode restringir-se a um período do ano”, afirmou, convidando todos a reconhecer Cristo presente nos que não têm onde morar.

Chamado à responsabilidade social

Na mensagem, Leão XIV manifesta o desejo de que as iniciativas da Campanha da Fraternidade inspirem também as autoridades públicas a promover políticas habitacionais que garantam melhores condições de vida à população mais carente.

 

O Papa conclui confiando os frutos da campanha à intercessão de Nossa Senhora Aparecida e concede a Bênção Apostólica a todos os brasileiros, especialmente aos que se dedicam à promoção da moradia digna.

Com informações Vatican News

Comentários