Padre Sosa reafirma compromisso da Companhia de Jesus em tempo
Em coletiva com jornalistas internacionais, Superior Geral da Companhia de Jesus destaca Preferências Apostólicas Universais e alerta para riscos à democracia e exclusão dos mais vulneráveis
Por Redação Rádio Amar e Servir
Publicado em 17/04/2025 00:46
Jesuítas
Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, SJ/ Foto: Departamento de Comunicação Jesuíts Global

O Superior Geral da Companhia de Jesus, Padre Arturo Sosa, SJ, reafirmou na última quinta-feira (10) o compromisso da Ordem com a missão da Igreja, em meio a um mundo marcado por tensões, desigualdades e mudanças 

Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Associação da Imprensa Estrangeira em Roma, o líder dos jesuítas destacou as Preferências Apostólicas Universais como bússola da atuação da Companhia: ajudar as pessoas a encontrar Deus por meio dos Exercícios Espirituais, caminhar com os excluídos, acompanhar os jovens e cuidar da Casa Comum.

Atentos aos sinais dos tempos

Segundo Padre Sosa, essas preferências revelam o engajamento jesuíta diante de fenômenos contemporâneos preocupantes, como o populismo, a polarização, o colapso de democracias e o fechamento das fronteiras aos migrantes. “Essas tendências colocam em risco os mais pobres e vulneráveis do planeta”, alertou.

Ao abordar o cenário eclesial, o jesuíta reconheceu o esforço do Papa Francisco em colocar em prática os ensinamentos do Concílio Vaticano II, por meio do processo sinodal, da atenção ao clamor dos pobres, da proteção de menores, das reformas na Cúria Romana e da ecologia integral, como proposto na Laudato si’.

Padre Sosa também abordou com franqueza os casos de abuso sexual dentro da Companhia, expressando solidariedade às vítimas e enfatizando o compromisso com uma cultura de proteção e transparência. Protocolos eficazes e canais de escuta têm sido implementados em todas as províncias e regiões jesuítas.

Jesuítas no mundo

 

Hoje, a Companhia de Jesus está presente em 110 países e conta com 13.768 membros: 9.987 padres, 718 irmãos, 2.439 estudantes e 624 noviços. As atividades da Ordem abrangem educação, diálogo inter-religioso, justiça social, espiritualidade e sustentabilidade.

 

Com informações de Jesuits Global.

 

Comentários

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento