Papa confirma Dom Sergio da Rocha como membro do Dicastério para os Bispos
Decisão anunciada no sábado (14) reforça a presença da Igreja no Brasil em organismo estratégico da Cúria Romana.
Por Jéssica Maia
Publicado em 16/02/2026 14:49
Igreja
Foto: Arquidiocese de Salvador

O Papa Leão XIV confirmou, no último sábado (14), os membros do Dicastério para os Bispos, organismo da Cúria Romana responsável por auxiliar o Pontífice na escolha de novos bispos em todo o mundo. Entre os confirmados está o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha.

A decisão foi divulgada pelo Vaticano e reforça a participação da Igreja no Brasil nas instâncias centrais de governo da Santa Sé.

Serviço de discernimento para a Igreja universal

O Dicastério para os Bispos exerce uma das funções mais estratégicas da Igreja Católica. O organismo estuda perfis, avalia indicações e apresenta ao Papa nomes considerados aptos para o episcopado, além de acompanhar a missão pastoral dos bispos já nomeados.

Esse trabalho de discernimento tem impacto direto na condução pastoral das dioceses em todo o mundo, evidenciando a dimensão colegial da missão da Igreja.

Presença brasileira no Vaticano

A confirmação de Dom Sergio da Rocha como membro do organismo destaca a contribuição da Igreja no Brasil para o serviço à Igreja universal. A experiência pastoral do cardeal brasileiro passa a integrar o processo de escolha e acompanhamento dos novos pastores da Igreja.

Além do arcebispo de Salvador, o Papa confirmou diversos cardeais e bispos de diferentes países, entre eles o também brasileiro João Braz de Aviz, prefeito emérito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, José Tolentino de Mendonça.

Também foram confirmadas novas participações femininas no organismo, entre elas a prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, irmã Simona Brambilla, além da irmã Raffaella Petrini e de María Lía Zervino, nomeadas anteriormente pelo Papa Francisco.

A atualização dos membros do Dicastério para os Bispos reforça a colaboração entre diferentes Igrejas locais e a missão de comunhão que sustenta a vida da Igreja em todo o mundo.

Comentários