Na tarde desta quarta-feira, 8 de maio de 2025, a Praça São Pedro voltou a ser o palco de um dos momentos mais emblemáticos da Igreja Católica: o anúncio do novo Papa. O cardeal protodiácono Dominique Mamberti proclamou ao mundo o nome do sucessor de Pedro: Robert Francis Prevost, que escolheu para si o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Leão XIV tem 69 anos, é membro da Ordem de Santo Agostinho e foi missionário no Peru por décadas, onde atuou como bispo da Diocese de Chiclayo. Antes da eleição, ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os bispos.
“A paz esteja com todos vocês!”
No seu primeiro pronunciamento, Leão XIV dirigiu palavras de esperança e continuidade à multidão de fiéis reunida na Praça São Pedro e aos milhões de católicos ao redor do mundo.
Relembrando com ternura a voz fraca, mas corajosa, do Papa Francisco, o novo Pontífice disse:
Com emoção, reafirmou o desejo de seguir construindo pontes, promovendo o diálogo e caminhando junto ao povo de Deus, especialmente os que sofr
De Chiclayo para o mundo
Em espanhol, Leão XIV dirigiu uma saudação especial à sua antiga Diocese de Chiclayo, no Peru, onde foi profundamente amado pelo povo e reconhecido por seu testemunho simples e próximo.
Inspirado por Santo Agostinho, o novo Papa reafirmou sua identidade como cristão entre os cristãos e bispo para os outros. Assumiu o compromisso de manter a Igreja em saída, sinodal, misericordiosa e solidária com os que mais sofrem.
Finalizou com uma invocação mariana, lembrando a Súplica a Nossa Senhora de Pompeia, e convidou todos os fiéis à oração pela paz no mundo e por sua missão como novo sucessor de Pedro.