Falece Francisco, o primeiro papa jesuíta
Anúncio do Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta: "Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja"
Por Redação Rádio Amar e Servir
Publicado em 21/04/2025 10:21 • Atualizado 23/04/2025 19:21
Papa
Foto de Vatican News

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o Vaticano anunciou oficialmente o falecimento do Papa Francisco. Aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa jesuíta e latino-americano da história, “retornou à casa do Pai” após mais de 12 anos à frente da Igreja Católica.

Desde o início de seu pontificado, Francisco imprimiu à missão da Igreja um novo rosto: o rosto da misericórdia, do discernimento, da escuta e do cuidado com os pobres — características profundamente enraizadas na espiritualidade inaciana que moldou sua vida e seu ministério.

O Papa Jesuíta

Membro da Companhia de Jesus, Francisco sempre se definiu antes de tudo como "pecador, mas amado por Deus". Essa consciência marcou sua maneira de ser Papa: humilde, ousado, contemplativo na ação, comprometido com os processos de conversão pessoal e eclesial.

Inspirado por Santo Inácio de Loyola, Francisco conduziu a Igreja por caminhos de discernimento: promoveu a sinodalidade, escutou as periferias, valorizou a experiência pessoal com Deus, e insistiu na importância de uma fé encarnada, que se compromete com a justiça, a paz e o cuidado da Casa Comum.

Sua linguagem direta, seus gestos proféticos e sua escolha pelo nome de Francisco expressaram sua fidelidade ao Evangelho vivido com radicalidade evangélica, como sonhava Inácio: “procurar e encontrar Deus em todas as coisas”.

 

O anúncio

O anúncio foi dado, com pesar, poucos instantes atrás diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras:

"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."


Segundo informado pela Sala de Imprensa da Santa Sé: "Após a comunicação do falecimento do Papa Francisco, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 21-40), nesta noite, segunda-feira, 21 de abril, às 20h, o cardeal presidirá o rito de constatação da morte e o depósito do corpo no caixão. Participarão do rito o decano do Colégio Cardinalício, os familiares do Pontífice, o diretor e o vice-diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano."

A trasladação do corpo do Santo Padre para a Basílica Vaticana, para a homenagem de todos os fiéis, poderá ocorrer na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2025, segundo as modalidades que serão definidas e comunicadas amanhã, após a primeira Congregação dos Cardeais.

Beato Carlo Acutis

A Sala de Imprensa do Vaticano comunica que a celebração eucarística e o rito de canonização do Beato Carlo Acutis, previstos para 27 de abril de 2025, II Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, estão suspensos.

A Rádio Amar e Servir, em comunhão com toda a Igreja, rende graças pela vida e missão do Papa Francisco. Um Papa que viveu sua vocação até o fim como um peregrino em discernimento, sempre a caminho, com os olhos fixos em Jesus pobre e crucificado. 

Seguimos com mais informações ao longo do dia.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!