Por decreto do Pe. Geral Arturo Sosa, SJ, datado de 18 de novembro de 2025, o Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, foi nomeado Provincial do Brasil.
Nascido em Iconha (ES), em 04 de agosto de 1979, Pe. Francys ingressou na Companhia de Jesus em 05 de fevereiro de 1999, no Noviciado Nossa Senhora da Graça, em Feira de Santana (BA). Foi ordenado presbítero no dia 03 de dezembro de 2011, em sua cidade natal, por imposição das mãos de dom Dario Campos, OFM, e professou os últimos votos em 29 de novembro de 2020.
Desde 2019, ele serve na missão como professor do Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), em Belo Horizonte (MG). É ainda Consultor da Província do Brasil, desde 2021, e já atuou como Sócio do Provincialado do Brasil, em 2014, além de ter sido Procurador da BRA na 71ª Congregação de Procuradores, em 2023.
Provincial da Companhia de Jesus
Um Provincial da Companhia de Jesus é o superior responsável por uma província, que governa, mantém a unidade e a vitalidade da ordem na região. Suas responsabilidades incluem visitar as comunidades jesuítas e as obras a elas vinculadas, ouvir os jesuítas para orientação apostólica, espiritual e pessoal, e designar as novas missões, tendo presente os conselhos dos seus consultores.
Na Companhia de Jesus, uma província é uma área geográfica específica que pode abranger um país inteiro, uma parte dele ou até mesmo vários países. A Província do Brasil (BRA), criada no dia 16 de novembro de 2014, abrange todo o território brasileiro. O Pe. Francys é o terceiro jesuíta a ser nomeado Provincial do Brasil desde a criação da BRA.
Principais funções do Provincial:
- Governo e liderança: É a autoridade máxima de uma província, sendo responsável por governar e manter a vitalidade da ordem localmente.
- Supervisão: Seguindo as diretrizes do Superior Geral, supervisiona todos os membros da Ordem em sua província.
- Orientação espiritual: Mantém conversas formais com cada jesuíta para acompanhar sua vida espiritual e para poder “enviá-lo em missão em nome de Cristo”.
- Tomada de decisões: Recolhe informações por meio de visitas, conversas, reuniões e consultas para tomar decisões sobre as novas missões a serem atribuídas anualmente aos jesuítas da sua província.
- Visitas pastorais: Visita as várias comunidades de jesuítas e as obras sob sua responsabilidade, garantindo a coesão e a vitalidade do corpo apostólico.
- Promoção da missão: Acompanha e promove o trabalho da Companhia de Jesus, nos mais diversos tipos de apostolado, em consonância com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.
Como é escolhido um Provincial
Um Provincial da Companhia de Jesus é nomeado pelo Padre Geral, após um processo que envolve consulta aos jesuítas da província e a formação de uma “terna” (três nomes) enviada a Roma (Itália). O processo começa com uma avaliação do estado da província e encontros nas comunidades jesuítas para definir o perfil desejado, seguidos pela comunicação individual de nomes possíveis à Cúria Provincial.
Etapas do processo
- Visitas de Assistentes: Os Assistentes do Padre Geral para as regiões globais visitam as províncias para conversar com os jesuítas sobre a missão, os contextos, oportunidades e desafios da província.
- Avaliação da Província: uma vez autorizado pelo Pe. Geral, o provincial em exercício inicia um processo de avaliação da província, com ampla escuta aos jesuítas e principais lideranças da missão. Os resultados desta avaliação servirão de base para a elaboração do perfil esperado do novo Provincial.
- Perfil do novo Provincial: Com base no resultado da avaliação, as comunidades jesuítas se reúnem para discernir sobre as principais características esperadas do novo Provincial. Essas informações são compiladas e devolvidas aos jesuítas para oração pessoal.
- Indicação de nomes: Com base no perfil elaborado, cada jesuíta, após oração, pode enviar ao Provincial em exercício a indicação justificada de até três nomes para serem considerados na Consulta Ampliada.
- Consulta Ampliada: o Provincial em exercício convoca seus consultores e outros jesuítas com experiência de governo e amplo conhecimento da província para um discernimento mais aprofundado, partindo de alguns dos nomes mais indicados no processo anterior, mas sempre abertos ao Espírito.
- Formação da terna: Com o resultado da Consulta Ampliada, o Provincial e seus consultores se reúnem para conformar uma “terna”, um conjunto de três nomes fundamentados, que é enviado para a Cúria Geral em Roma, com detalhamento de todo o processo vivido na província.
- Nomeação: O Padre Geral, ouvindo os seus conselheiros e o assistente regional e com base nas informações recebidas, nomeia o novo Provincial.

- Jesuítas que participaram da Consulta Ampliada em setembro de 2025
As características principais incluem:
- Fé profunda e discernimento: Deve ser um homem de fé sólida, com a capacidade de discernir a vontade de Deus nas diversas situações e contextos.
- Capacidade de liderança: Espera-se que tenha habilidades de liderança para guiar os jesuítas e as obras da província, inspirando dinamismo e compromisso com a missão.
- Visão global: É importante que possua uma visão ampla, capaz de entender as necessidades da Igreja e do mundo em um contexto de globalização.
- Obediência e união com a Igreja: A obediência, inclusive um voto especial de obediência ao Papa, é um pilar da Companhia de Jesus, e o Provincial deve ser um exemplo disso, garantindo a unidade da ordem.
- Compromisso com a missão apostólica: A Companhia é uma Ordem estritamente missionária. O Provincial deve ser um facilitador da missão, atento às necessidades de evangelização e promoção da justiça social, sendo solidário com os pobres.
- Proximidade e encorajamento: Deve ser um “encorajador”, próximo dos jesuítas sob sua alçada, visitando as comunidades e obras, e ajudando os superiores locais a desempenhar suas funções.
- Prudência e boa comunicação: Espera-se prudência nas decisões e a capacidade de comunicar o sentido e a direção da missão de forma eficaz.
- Promoção da dignidade humana: Sua liderança deve ser sensível à promoção da dignidade de todas as pessoas, rejeitando a opressão.
Em suma, o Provincial é um líder espiritual e administrativo que equilibra a gestão das atividades com a promoção dos valores e da missão central da Companhia de Jesus.
Posse no novo Provincial
A partir da nomeação, inicia-se o processo de transição entre os Provinciais. Nos próximos meses, Pe. Smyda e Pe. Francys estarão em contato constante a fim de deixar o novo Provincial bem-informado sobre todos os processos em andamento na BRA.
A posse do Pe. Francys está marcada para o dia 22 de fevereiro de 2026, com Celebração Eucarística às 11h, na Igreja Santo Inácio, à rua São Clemente, 226, Botafogo – Rio de Janeiro (RJ).