A Companhia de Jesus lançou a campanha global "Jesuítas pela Justiça Climática: Fé em Ação na COP30", respondendo aos apelos do Papa Francisco e do Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Arturo Sosa, SJ. A iniciativa visa unir esforços em defesa da vida e da Casa Comum, tendo como horizonte a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA).
A campanha reúne jesuítas e organizações parceiras em torno de três reivindicações principais aos líderes globais:
- Cancelamento da dívida dos países pobres;
- Estabelecimento de um caminho claro para uma transição energética justa;
- Garantia de medidas sustentáveis de soberania alimentar, com base em práticas agroecológicas.
Com duração prevista de sete meses, a campanha busca somar forças — tempo, ideias e recursos — para promover uma ação global ousada em defesa da vida e da Casa Comum.
Recursos e Engajamento
Um vídeo de lançamento da campanha está disponível, destacando a importância da fé em ação na luta por justiça climática.
Além disso, o site www.ecojesuit.com oferece conteúdos atualizados, reflexões e materiais de formação sobre o compromisso cristão com a justiça socioambiental e o cuidado com a criação
Participação Ativa na COP30
A campanha "Jesuítas pela Justiça Climática: Fé em Ação na COP30" representa um chamado à ação para todos os membros da Companhia de Jesus e suas organizações parceiras. A iniciativa enfatiza a importância de uma participação ativa e comprometida na COP30, visando influenciar decisões globais em prol da justiça climática e da sustentabilidade.
Assista o vídeo da campanha: