Mais de 200 universidades públicas e privadas da América Latina, Caribe, América do Norte e Europa estarão reunidas no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 24 de maio para o II Encontro Sinodal de Reitores para o Cuidado da Casa Comum. O evento, sediado na PUC-Rio, marca os 10 anos da encíclica Laudato si' e reforça o papel estratégico das instituições acadêmicas na construção de soluções sustentáveis diante da crise socioambiental.
Formar lideranças e gerar propostas para a COP30
A iniciativa busca promover o diálogo entre universidades, governos, sociedade civil e organismos eclesiais, em vista da COP30, que acontecerá em Belém do Pará em 2025. O objetivo é elaborar propostas conjuntas sobre justiça climática, transição energética, ecologia integral e economia sustentável, a partir de processos de escuta e discernimento coletivo inspirados pela pedagogia sinodal proposta pelo Papa Francisco.
Uma resposta intercontinental à Laudato si’
Organizado pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), o encontro conta com o apoio do Dicastério para a Cultura e a Educação, da Pontifícia Comissão para a América Latina, da AUSJAL, CELAM, Caritas, OEI, governo brasileiro e organismos internacionais como a Porticus e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
A proposta é articular redes de cooperação acadêmica em torno da sustentabilidade, reforçar a atuação pública das universidades e propor medidas concretas a serem levadas à Zona Azul da COP30.
Cristo Redentor será palco de encerramento simbólico
No último dia do evento, 24 de maio, um ato público no Cristo Redentor celebrará o aniversário da encíclica Laudato si’, em gesto simbólico de compromisso com o cuidado da Casa Comum. A data também marca o envio das recomendações acadêmicas construídas ao longo da semana.
Os quatro sonhos da Amazônia como horizonte comum
Inspirado nos quatro sonhos da exortação Querida Amazônia — social, cultural, ecológico e eclesial —, o encontro será conduzido por uma metodologia participativa: especialistas provocarão as reflexões e as universidades trabalharão em propostas colaborativas, buscando caminhos sinodais, científicos e espirituais para enfrentar os desafios da emergência climática global.
Fonte: Vatican News