A Companhia de Jesus confirmou sua participação oficial na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025. Em sintonia com a quarta Preferência Apostólica Universal – “cuidar da Casa Comum” – os jesuítas articulam sua presença como missão global pela ecologia integral.
Presença nacional e internacional
Dois grupos trabalham conjuntamente nessa mobilização: uma comissão nacional, nomeada pelo Provincial dos Jesuítas no Brasil, é coordenada pelo Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e organiza a presença no Brasil, com destaque para a Zona Verde, espaço aberto ao público. Em paralelo, uma comissão internacional, liderada pelo Secretariado de Justiça Social e Ecologia (SJES) em Roma, atua no âmbito da Rede Global Inaciana de Advocacy sobre Ecologia Integral (GIAN-IE).
Três objetivos principais
Entre os principais objetivos da Companhia na COP30 estão: o fortalecimento do Fundo de Compensação de Perdas e Danos, o avanço de metas para uma transição energética justa e a promoção de um sistema global de soberania alimentar sustentável, baseado na agroecologia.
Além disso, a Rádio Amar e Servir estará presente na cobertura da COP30 como um dos veículos de comunicação da Companhia de Jesus no Brasil, com reportagens especiais, transmissões ao vivo e uma programação totalmente voltada ao cuidado da criação, ao clamor dos pobres e à justiça socioambiental.
Segundo o Secretário do SJES, padre Roberto Jaramillo, “nunca antes estivemos tão conscientes da urgência climática e tão chamados a responder em comunhão com a Igreja, com outras religiões e com a sociedade civil”.
Nos próximos meses, a Companhia lançará um canal especial de comunicação para a COP30, com site, kit de redes sociais e informações práticas sobre como acompanhar e se engajar nesse momento histórico.
Com informações de sjesjesuits.global